top of page
Buscar

Regiões de São Paulo: Centro Histórico

Olá, leitor(a)! No artigo anterior, comentamos que a V&D iniciará uma sequência de artigos discorrendo sobre regiões e bairros da capital paulista.

Como ponto de partida, tomaremos a Região Central de São Paulo, a partir de onde a cidade de São Paulo se estabeleceu.

Viver no Centro de São Paulo é respirar cultura e história. Não a toa, o Centro também é conhecido como Centro Histórico, marcado por lugares como o Pateo do Collegio, o Mercado Municipal o Mosteiro de São Bento, a 25 de Março e muitos outros pontos históricos e turísticos!

Ilustração do Centro Histórico de São Paulo e alguns de seus atrativos
Ilustração do Centro Histórico de São Paulo e alguns de seus atrativos

Alguns dos (muitos) bairros do Centro:


BOM RETIRO

Originado no século XIX, com a indústria do café e do transporte (ferrovias), atraiu fábricas e transformou-se em uma importante área comercial. Por ser um bairro operário e central, contava com terrenos acessíveis, fato que atraiu imigrantes em busca de oportunidades de trabalho nas indústrias.

Situado próximo à Estação da Luz (Linha Amarela e Coral) e da Estação Tiradentes (Azul), um ponto forte do bairro são as lojas de roupas. Abriga importantes equipamentos culturais, como a Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu de Arte Sacra.

Bairro do Bom Retiro
Bairro do Bom Retiro

REPÚBLICA

A construção do Viaduto do Chá, em 1892, foi essencial para o desenvolvimento do bairro da República. A partir de então, a região começou a receber imigrantes. Pessoas que precisavam frequentar o bairro para fazer negócios também mantinham apartamentos ou sobrados. Após a Proclamação da República, em 1889, a principal praça do bairro foi renomeada de "Praça da República", dando origem ao nome do bairro.

A República é valorizada pelos comércios, pela multiculturalidade e pelas vastas opções de transporte, tendo fácil acesso às Estações República, Anhangabaú e Santa Cecília, e aos Terminais Bandeira e Princesa Isabel.

O Edifício COPAN e o Theatro Municipal são importantes marcos histórico-culturais do bairro, que também conta com uma vida noturna aflorada.

Vista aérea noturna do Theatro Municipal, na República
Vista aérea noturna do Theatro Municipal, na República

LIBERDADE

Por que o nome "Liberdade"? Em 1821, Francisco José das Chagas, militar negro, liderou uma revolta em Santos e foi condenado à forca na região do bairro. As pessoas gritavam "liberdade" e o Largo da Forca (onde Chagas morreu) passou a ser chamado de Praça da Liberdade - daí o nome "Liberdade".

Posteriormente, japoneses, chineses e coreanos habitaram o local. A cultura oriental, inclusive, é um dos maiores atrativos do bairro, presente na arquitetura (no desenho das calçadas, nos postes com lanternas suzuranto) e, principalmente, na gastronomia. Próximo à Praça da Sé, o bairro tem a Estação Liberdade (Linha Azul) como principal opção de transporte público. Aos sábados e domingos, ocorre a Feira da Liberdade, que proporciona uma imersão cultural ímpar!

Bairro da Liberdade, com destaque para os postes suzuranto
Bairro da Liberdade, com destaque para os postes suzuranto

BRÁS

Um dos mais famosos bairros da cidade, foi palco de grandes transformações e movimentos sociais importantes para a capital paulista, como a imigração italiana, o surgimento da indústria, as manifestações operárias e a migração nordestina.

É um dos principais polos comerciais da capital, lojas de roupas, calçados e acessórios. Aliás, já ouviu falar da famosa "25 de Março" ou da "Feirinha da Madrugada"? Localizam-se no Brás.

Além da localização central, oferecendo ampla rede comercial com variadas opções de lazer (como o Museu da Imigração) e serviços, o Brás também oferece uma excelente infraestrutura de transporte público (Linhas Azul e Vermelha do metrô, além de pontos e terminais de ônibus), sendo uma região interessantíssima!

Vista interna do Mercado Municipal de São Paulo, no Brás
Vista interna do Mercado Municipal de São Paulo, no Brás

Além desses, bairros como Vila Buarque, Santa Cecília, Bela Vista também compõem o Centro de São Paulo.

Tem interesse em morar ou investir em imóveis na região do Centro Histórico?

Entre em contato, teremos prazer em te assessorar em sua pesquisa.

Até o próximo artigo!

 
 
 

Comments


Mais Info

SOBRE V.D.

Bem-vindo à V D - CooperCor, uma inovadora cooperativa de corretores idealizada por Victor e Dumont. Nossa missão é unir profissionais do mercado imobiliário em um espaço colaborativo, onde a troca de informações e experiências se torna a chave para o sucesso coletivo.

Na V D - CooperCor, acreditamos que a união faz a força. Nossa plataforma oferece um ambiente dinâmico para que corretores compartilhem informações sobre imóveis, novidades do setor, portfólios diversificados, projetos inovadores e eventos relevantes. Juntos, estamos construindo uma rede robusta que potencializa oportunidades e fortalece o conhecimento.

Se você é um corretor em busca de crescimento e colaboração, junte-se a nós na V D - CooperCor. Vamos transformar o mercado imobiliário com sinergia e inovação!

CONTATO!

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp
bottom of page